24 janeiro 2009

MEU REI
(CASOS DA BANCA II)

Antônio, um dos taxistas do ponto em frente à banca aprendeu a jogar xadrez comigo. Pegou gosto pela coisa e agora não pára mais. Ensinou a mulher e a filha, para poder jogar em casa, e ainda joga sozinho, no celular.

Quando temos tempo, coloco o meu tabuleiro sobre o balcão da banca, que fica de frente pra rua e disputamos algumas partidas. Acontece dele ser chamado para uma corrida e então o jogo fica suspenso.

As peças do meu jogo se assemelham a figuras reais: o bispo com cara de bispo, a rainha com os trajes de rainha, e assim também o rei.

Numa dessas ocasiões em que o Antônio teve que sair, uma senhora passou, curiosa, encarando as peças do jogo. Não resistiu, voltou e pegou o rei preto na mão e o examinou com atenção. Colocou-o de volta no tabuleiro e me perguntou, com ar de devoção:

- E Santo Antônio, o senhor não tem?




TEMPO DOIDO, SÔ!
(CASOS DA BANCA)

Tenho uma banca de jornais e revistas, onde fico a maior parte do dia. Passam por lá (como em todos os comércios), pessoas dos mais diversos tipos. As pessoas que chegam - comprando ou não - não se furtam a fazer algum tipo de comentário, sejam eles sobre as manchetes dos jornais ou, na maioria dos casos, sobre o clima: "que calor!", "vai chover!", "tempo doido, sô!", e por aí vai. Um dia desses foi um sujeito comprar cartão telefônico e chegou comentando:

- Que bom que choveu, hein?

- Pois é, respondi de forma automática.

- Aqueles tonto da previsão do tempo qué adivinhá, sabê mais do que Deus. Enquanto eles vivia
falando que ia chovê, não chovia, Ele não mandava chuva. Foi só eles pará de falá e Deus falô "-Agora, sim!". E choveu. Ele mandou chuva quando ele quis.

- Nossa! Birrento, Ele, não?

Ele fez que não ouviu, pegou o cartão e se mandou.

Passa um outro, armado de um enorme guarda-chuva:

- Eh, chuvinha boa! Tava precisano, né? Agora, iscuita só, é só chovê uns dois dia e o povo começa reclamá. Num tem jeito. Se tem sol, o povo reclama. Se tem chuva, o povo reclama.

Aí, então, Deus fala: - Eu vô judiá desse povo... E ele judeia mêmo!

22 janeiro 2009

SOMBRA PROJETADA



Há anos o fantasma de uma sombra me persegue.
Não há como fugir, pois a sombra que me persegue é a sombra que eu mesmo projeto.

14 janeiro 2009

AMIGO PASSADO




Meu amigo partiu, revoltando a poeira da rua.
Levou lembranças, bobagens, histórias.
Me impediu até de pensá-lo.
Cinco anos passados, voltou em busca das terras castigadas.
Ele continuava o mesmo.
Mas eu, não.
"No princípio só existia Eu.
E era muito bom!"

DEUS




02 janeiro 2009


"Os diálogos, nos filmes, vem da literatura, a interpretação, do teatro, e a imagem, da fotografia. O que transforma tudo isso em cinema é a montagem."


STANLEY KUBRICK